quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cobertura SPFW inverno 2012 - Parte 1.

#1º Dia #ANIMALE
O luxo da aristocracia russa foi o ponto de partida para a Animale. Tecidos pesados como o veludo, peles fake, tweed e um interessante tule escovado, que dava impressão de ser lã, contrastaram com transparências leves e fluidas, em vestidos, macaquinhos,calças e jaquetas. A silhueta veio direto dos anos 20 (assim como visto nas passarelas lá de fora), com silhuetas retas e a cintura no quadril, assim como as estampas gráficas adornadas por cristais, que também marcaram a época (ponto alto do desfile). A cartela de cores, que combinava cores fortes como o vermelho, ouro, verde musgo e champagne, gerou combinações interessantes. Agora, o que não funcionou mesmo, foi o tricô desconstruído usado em alguns looks, passou longe do luxo russo.

#TUFI DUEK Um desfile saído direto do closet de Victoria Beckham, foi essa a impressão que eu tive ao ver o desfile da Tufi Duek. Para o inverno 2012 da marca, o estilista Eduardo Pombal se inspirou em um livro que retratava a viagem do homem a lua nos anos 60, o resultado foi uma coleção que mescla o futurismo, mostrado nos materiais metálicos, a silhuetas que remetam a época - e que tanto agradam Victoria. “As peças são futuristas, mas também têm um quê dos anos 1960. As silhuetas se assemelham às formas de foguetes, são alongadas, rígidas e secas, mas com volume nas barras das saias”, contou o designer. 

#CORI A Cori levou uma amazona sexy para a passarela desse inverno 2012. Assim como na temporada passada, a inspiração principal foi um esporte, o hipismo, “A referência está em detalhes como artefatos de couro nos ombros, que remetem à selaria”, explicou Gisele Nasser. Entre as peças muitas saias-lápis, fendas e decotes profundos, que davam um tom sexy, mas muito elegante. Mais uma vez, o mix de materiais esteve presente, couro e lã foram os materiais mais usados. Na cartela de cores marrom, bege, azul petróleo, conhaque, caramelo e goiaba combinados de uma maneira bem sóbria. 

#OSKLEN O desfile da Osklen foi um manifesto sobre as questões socioambientais, a grife foi convidada pela Unesco, organização da qual Oskar Metsavaht foi nomeado embaixador da Boa Vontade, a criar uma coleção que fizesse o consumidor a refletir sobre a Rio+20, conferencia que debate sobre um desenvolvimento sustentável. Para isso, o estilista criou verdadeiros soldados ecologistas; a tradicional estampa camuflada ganhou nova versão mais gráfica. Tecidos orgânicos, como a seda ecológica e com tingimentos à base de vegetais se misturaram a lã e neoprene para criar peças bem utilitárias, que em alguns momentos chegavam a ser andrógenas. As silhuetas ganharam volume e pareciam rígidas, bem impactantes, assim como a cartela de cores, que passeou entre o vermelho-tomate, laranja, azul Klein e verde.


#2º Dia  #PEDRO LORENÇO O segundo dia da São Paulo Fashion Week começou com a apresentação de Pedro Lourenço e mais uma vez, o jovem estilista mostrou porque é a grande aposta da moda brasileira. Modelagem impecável, tecidos inusitados e cuidado excessivo com os detalhes explicam porque o trabalho de Pedro se destaca tanto entre o de tantos estilistas. A coleção apresentada na SPFW não foi de inverno, mas sim a pre-fall 2013, que parecia uma continuação de seu resort 2012, os vestidos vieram retos novamente, a calça bicolor voltou, assim como o tule transparente. As marcantes maxiestampas também voltaram, mas dessa vez, no lugar de imagens tropicais, imagens da Patagônia.

 #R. ROSNER O estreante Rodrigo Rosner apresentou uma coleção de vestidos de festas que foi inspirada nas mariposas,“Sempre gostei mais das mariposas do que das borboletas, elas têm um lado dark”. O lado dark era evidente nas peças e na beleza das modelos, mas toda a anatomia do inseto pôde ser vista em seu desfile, das asas ,vieram os esvoaçantes vestidos longos, os olhos viraram os botões dourados da jaqueta mais pesada e as manchas amarelas no tecido preto se assemelhavam a coloração das asas. Entre os materiais, tecidos leves como renda chantilly metalizada, camurça de lã, tafetá e charlote deram um toque de feminilidade as peças.
 #ALEXANDRE HERCHCOVITCH  Alexandre Herchcovitch experimentou coisas novas para o inverno 2012. Começando cartela de cores formada por bege, camelo, oliva, marrom, laranja desbotado, pêssego, mostarda e ouro, que o próprio estilista comentou nunca ter usado antes. O estilo meio street e grunge, comum ao estilista, também ficou de lado e deu lugar a uma moda para uma mulher madura e elegante. O formato casulo dominou a modelagem e apareceu em casacos e vestidos, mas o resultado não ficou rígido, Alexandre conseguiu dar suavidade a forma, com o uso de materiais delicados como rendas e cetim de seda.

#IÓDICE A Iódice levou uma rockeira ultrasexy para a passarela desse SPFW. A inspiração saiu do livro Rock Royalty de Gianni Versace, lançado nos anos 90. Entre as peças, calças de couro, vestidos longos esvoaçantes, minis de paetês, tops de seda, estampas de cobra e muitos tons metálicos, como o ouro rose e o bronze.

#TRITON A estamparia foi o forte do desfile do inverno 2012 da Triton. Segundo Karen Fuke, estilista da marca, as referencias vieram de diversos lugares, inclusive da Catedral de Notre Dame, em Paris. Os motivos coloriram camisas, vestidos, casacos estruturados e até conjuntinhos estilo pijamas. No fim do desfile, uma série de peças mais trabalhadas foi exibida; canutilhos e missangas preencheram mangas, golas e punhos de peças feitas de lã, crepe, tweed, georgete de seda e organza.

#3º Dia #ELLUS
A Ellus deixou um pouco o jeanswear de lado e apostou no couro para criar uma coleção  com uma leve pegada rock and roll.


#REINALDO LOURENÇO O estilista usou a Catedral de Notre Dame, em Paris, como inspiração, o resultado foi uma coleção com pegada gótica, cheia de tecidos ricos como veludo e peles.

#MARIO QUEIROZ Mario usou mais uma vez a sua expertise em alfaiataria masculina para criar uma coleção feminina rica e cheia de detalhes.

#SAMUEL CIRNANSCK Para essa temporada, o estilista deixou o fetiche de lado e apostou no volume. Na passarela vimos riquíssimos vestidos de festa, que chegaram a usar até 120 metros de seda para serem feitos.

#HUIS CLOS Inspirada em lingeries vintage, a grife apresentou uma coleção que é a cara do conforto. Veludo de seda e malha de lã deram forma conjuntinhos, vestidos e casacos.
Fonte: Blog da Gelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário